Home Duff McKagan

Duff McKagan

duff_mckagan

Nome: Duff Mckagan
Nome real: Michael Andrew Mckagan
Nascimento: 5 de fevereiro de 1964
Origem: Seattle, Washington, EUA
Instrumentos: Baixo, guitarra e bateria
Filhos: Grace (nascido em 27 de agosto de 1997) e May Marie
Esposa: Susan Holmes
Parentes: Elmer e Alice Marie Mckagan
Bandas antes do GN’R: 31 no total, incluindo the Fartz [baterista], 10 Minute Warning, Cannibal [guitarrista], speed-poppers the Living, Silly Killers, The D.T.’s, Cleavage, The Fastbacks [baterista], Vains, Crisis Party, Our Gang, Wandering Bandeleros, Thankless Dogs and Hobo Skank
Álbuns solos: Believe In Me (1993) e Beautiful Disease (não lançado)
Projeto solos: Neurotic Outsiders
Banda atual: Velvet Revolver
Período no GN’R: Do começo até 1997

Biografia resumida

Michael McKagan, Duff, nasceu em Seattle, estado de Washington em 5 de Fevereiro de 1964. Teve contato com o baixo a primeira vez por influência de seu irmão mais velho, Bruce. Duff é o filho mais novo do casal Elmer e Alice Marie McKagan. Duff descreve Seattle como “uma grande cidade do Rock ‘N’ Roll com um hip no cenário underground”

Duff tocou ao todo, em 31 bandas no underground de Seattle incluindo bandas como “Ten Minute Warning”, e uma banda de hard-core punk chamada “The Fartz” (os peidos)… Aos 19 anos se mudou para o sul da Califórnia onde conheceu Slash e Steven Adler formando a banda Road Crew. A banda se separou mas eles manteriam o contato, o que originaria posteriormente o convite de Duff para os dois ingressarem no GN’R.

Duff: “Quando conheci Slash e Steven pela primeira vez foi estranho, pois nunca tinha conhecido caras como aqueles. (Locais de Los Angeles). Saímos e ficamos bêbados aquela noite. Criamos uma banda naquela noite. Era a banda do Slash. A Road Crew!”

Após recrutar os membros do LA Guns Axl Rose e Izzy Stradlin, o GN’R estava formado. Após um momento, Axl largou sua banda, Hollywood Rose, pelo LA Guns. Isso gerou alguns problemas pois Izzy agendou shows com as duas bandas em datas iguais. E não apareceu em nenhum deles… Os problemas das duas bandas geraram o nascimento de uma. Guns N’ Roses. O novo Line-up finalizou-se em 6 de Junho de 1985. Após dois dias de preparação, Duff e cia tocaram na terça a noite pela primeira vez num bar conhecido como Troubadour.

Duff é um grande fã de bandas como Sex Pistols e The Misfits (a música que Duff canta no álbum The Spaghetti Incident e nos shows ao vivo da era Use Your Illusion, são do The Misfits!). Em 1990 ele e Slash ajudaram Iggy Pop a escrever seu álbum “Brick by Brick”.

Casou-se pela primeira vez em 28 de Maio de 1988 com Mandy Brix e se separou em 1990. Casou novamente em Setembro de 1992 com Linda Johnson e se separou dela em Setembro de 1995.

Viciado em drogas e álcool, enquanto Stradlin (não há informações reais que sua saída tenha relação com drogas), e Steven Adler foram chutados em 90 e 91 respectivamente. Stradlin retornaria na era Use Your Illusion devido a um acidente de motocicleta que impossibilitou Gilby Clarke, novo guitarrista base de tocar alguns shows devido a uma fratura no pulso. Duff sobreviveu de forma volátil por 8 anos no GN’R. Em 1993 começou seu projeto solo, com o álbum Belive In Me. Em 1994 foi anunciada sua saída oficial da banda. Nesse mesmo ano, escondido da imprensa e do grande público, Duff foi submetido a uma cirurgia de emergência no pâncreas, o que o obrigou a parar de vez com o consumo de álcool.

Em 27 de Agosto de 1997 teve sua primeira filha, Grace, com Susan Holmes, casaram-se em 28 de Agosto de 1999 e em 16 de Julho de 2000 tiveram outra filha, Mae Marie.

Com o passar dos anos Duff tomou algum juízo e largou seu vício tornando-se um bom pai.

Colaborou com o projeto solo de Slash, que foi o de maior renome dentre o dos em membros que fizeram carreira solo. Chegou a lançar uma banda onde era guitarrista e Matt Sorum, companheiro de era Use Your Illusion no Guns era baterista, e Steven Jones, ex- Sex Pistols, guitarrista.

Tentou a sorte como ator em 1997 onde interpretava um “vampiro rocker morto”.

Duff viveu entre Los Angeles e Seattle durante o período de 1994 a 1999 devido a doença de Parkinson a qual sua mãe lutou nesse período, e Duff sentiu que tinha de estar perto. Sua mãe faleceu no início de Abril de 1994 e desde então Duff vive em Seattle. Participou de bandas pequenas que ele criou e desfez rapidamente entre 2000 e 2001. Participou em 2001 de uma turnê pelo Japão com Izzy Straldin, este que divulgava seu álbum solo “River”.

Em abril de 2002, Duff, Slash e Matt Sorum iniciaram o projeto do Velvet Revolver e hoje, já tem dois álbuns lançados: Contraband (em 2004) e Libertad (em 2007).

Em 2009, Duff tornou-se colunista financeiro da Playboy.com.

Alguns instrumentos

Baixos:

Kramer
Gibson LPB-3 Les Paul
Fender Jazz Special Bass
Fender Precision (P-bass)
B.C Rich Warlock (early days of GN’R)
Music Man (early days of GN’R)

Amplificadores:

Gallien-Krueger 800RB Bass Amp
GK400RB (used this head until he upgraded)
GK 4×10 RBH Cab
GK 1×15 RBH Cab

Cordas:

Roto-sound Spacer

Pickups:

Seymour Duncan Bassline

Effects:

Yamaha SPX90 Chorus Effect

Misc:

Jim Dunlop yellow Tortex pick (.73)
Jim Dunlop DD Strap