Gilby Clarke

gilby-clarke

Nome: Gilby Clarke
Nome real: Gilbert John Clarke
Nascimento: 17 de agosto de 1962
Origem: Cleveland, Ohio, EUA
Instrumentos: Guitarra
Bandas anteriores: Kill For Thrills, The Blackouts and Candy
Outros projetos: The Starfuckers, Col. Parker, Blues Mafia, Supernova
Parentes: Joanne e David Sorum
Irmãos: Mark e Mike
Período no GN’R: 1991 até 1995

Biografia resumida

Gilbert John Clarke nasceu em Cleveland, Ohio, em 17 de Agosto de 1962. Tocou em pequenas bandas como Candy e Kills for Thrills.
No final de 1991, Izzy Stradlin resolveu abandonar o Guns N’ Roses, e Gilby foi contratado às pressas para a Use Your Illusion Tour, que já estava em andamento. Gilby sofreu um acidente de moto perto do final da turnê, em 1993, e tiveram de chamar Izzy de volta por alguns shows.

Em 1993, Gilby gravou com o Guns N’ Roses o álbum “The Spaghetti Incident?”, e em janeiro de 1995, deixou a banda. Antes de sair definitivamente, Gilby foi despedido e recontratado diversas vezes. “Como você deve saber, Gilby foi despedido pelo menos três vezes pela banda no úlimo mês e foi recontratado pelo menos duas vezes,” escreveu o advogado de Clarke, Jeffrey Light, em 14 de abril de 1994, em carta ao advogado do GN’R, Laurie Soriano. Após não receber os direitos que ele dizia serem dele, Clarke processou a banda em 1995. Clarke diz que ele não queria ir aos tribunais mas decidiu fazê-lo porque ninguém no GN’R retornava as suas ligações. O GN’R processou ele também. O assunto foi resolvido com um pagamento não revelado a Clarke.

Desde então, Gilby lançou 4 álbuns solo, fez algumas apresentações com Slash e Duff, participrou do álbum “Shrinking Violet” do L.A. Guns e tocou com o The Starfuckers.

Em 2006, Gilby estrelou um reality show ao lado de Tommy Lee (Motley Crue) e Jason Newstead (Metallica), para a escolha de um vocalista para formarem a banda Supernova. Lukas Rossi foi o vencedor. Em 2007, a banda lançou o CD Rockstar Supernova, mas obteve uma vendagem insignificante, o que levou ao fim da banda. “Foi realmente muito duro, não vou mentir. Eu pensei que iria durar por muito mais tempo. Acho que meu ego ficou grande demais depois que tudo foi dito e feito, e descendo das nuvens percebo agora que o chão é obviamente meu lugar. Voltar daquela turnê foi tip ’Onde está toda a glória?’, comentou Lukas Rossi.

A esposa de Gilby Clarke é estilista e batizou diversas roupas masculinas como “Gilby” em sua homenagem. Gilby tem uma filha chamada Francisca.

No dia 11 de dezembro de 2008, Gilby veio ao Brasil para fezer um show acústico surpresa na porta da MTV, em São Paulo. Ele tocou junto com Eric Dover (Snakepit) músicas do Guns N’ Roses e Rolling Stones, além de algumas canções de sua carreira solo e da banda Rockstar Supernova. No dia seguinte, Gilby tocou no Manifesto Bar, também em São Paulo.

Alguns instrumentos

Guitarras:

Gibson Les Paul
Gibson Melody Maker
Fender Telecaster

Amplificadores:

Vox AC-30’s reissues (usado na Use Your Illusion Tour)