Ron Thal

bumblefoot

Nome: BumblefootBumblefoot
Nome real: Ron Thal
Nascimento: 25 de setembro de 1969
Origem: Brooklyn, New York City, EUA
Instrumentos: Guitarra
Período no GN’R: Desde maio de 2006

Biografia resumida:

Nascido em 25 de setembro de 1969 na cidade de Nova York, Ron Thal (também conhecido como Bumblefoot) é guitarrista virtuoso e compositor. Reconhecido pelo seu som fusion com um tom psicodélico, ele tem sido chamado de “a versão Heavy Metal de Frank Zappa”. Além de músico, é conhecido por ter produzido vários álbuns de estilos e artistas diferentes.

Bumblefoot diz que os cinco primeiros álbuns do KISS, Battle Hymns do Manowar e Beatles no geral foram as suas grandes influências na juventude. Conhecido por suas guitarras construídas de forma criativa e atípica, Bumblefoot apareceu na capa de várias revistas de guitarra do mundo todo. Sua guitarra pode ser ouvida num solo, realizado na versão dance da música Irresistible de Jéssica Simpson, no riff punk do tema de Spike TV’s MXC, na música de fundo de “Os Osbournes”, em “The Real World” e muitos outros…

Sua primeira grande gravação foi uma música no álbum “Ominous Guitarists From the Unknown” de 1992, onde ele fez uma versão na guitarra de Fantasie Improptu (de Chopin). Depois lançou o CD The Adventures of Bumblefoot, onde ele mostra seu estilo elétrico de solar. Seu segundo CD foi completamente diferente do antecessor, mais concentrado nas letras e influenciado pelo grunge, mas ainda assim com solos de guitarra. Depois disso adotou o nome Bumblefoot e abriu sua própria companhia de produções chamada Hermit Inc, onde lançou 3 CDs musicalmente diferentes (Hands, Uncool (duas versões) e 9-11. Ele ainda lançou um álbum com material que por várias razões não foi aproveitado nos trabalhos anteriores. Continuou gravando álbuns, mas ocupava-se mais produzindo para outros artistas e ganhando dinheiro com pesquisas de “múltipla esclerose”. Em 2005, Ron Thal foi eleito o melhor guitarrista do mundo pela ’Digital Drean Door’s’, incluindo técnica, velocidade, criatividade, versatilidade e disciplina. Também foi eleito o guitarrista mais rápido do mundo, pela revista Ultimate-Guitar.

Em 12 de maio de 2006, Bumblefoot foi confirmado como novo guitarrista do Guns N’ Roses no show que fizeram em Nova York, no Hammerstein Ballroom, onde substituiu Buckethead. Desde então, Ron Thal é um membro fixo do Guns N’ Roses e participou do lançamento de “Chinese Democracy”, tendo incluído ao álbum diversas camadas, solos e rifs de guitarra.

Alguns instrumentos

Guitarras:

Gibson Flying V
Parkwood Acustic
Vigier Fretless

Amplificadores:

-Line6 Vetta 2×12 Combo

Strings:

-Ernie Ball Nickel Hybrid Slinky 9-46

FX:

-Roland GR-30 Guitar Synth
-Roland GK-2A Midi Pickup