Slash

slash

Nome: Slash
Nome real: Saul Hudson
Nascimento: 23 de julho de 1965
Origem: Hampstead, Londres, Inglaterra
Instrumentos: Guitarra, violão
Bandas anteriores: Tidus Sloan, Black Sheep, London, Road Crew
Estado civil: Casado com Perla Ferrar (casado em 15 de outubro de 2001)
Filhos: London Emilio Hudson (nascido em 28 de agosto de 2002) e Cash Anthony (nascido em 23 de junho de 2004)
Animais: Cobras, cachorros e gatos
Já gravou com (os principais): Michael Jackison, Iggy Pop, Lenny Kravitz, Motorhead, Alice Cooper, Insane Clown Posse e Blackstreet
Outros projetos: Slash’s Snakepit (1995-2001), Slash’s Blues Ball, Slash and Myles Kennedy
Período no GN’R: Do começo até 30 de outubro de 1996

Biografia resumida

Como guitarrista solo do Guns N’ Roses, Slash se estabeleceu como um dos maiores e mais técnicos solistas da segunda metade dos anos 80 no cenário Hard Rock, chegando no nível de lendas do Aerosmith e Stones os quais ele tanto venerou (e continuou) após atingir o “Olimpo” do Rock N Roll.

Em 23 de Julho de 1965 nasceu Saul Hudson, em Stoke-On Trent, Inglaterra. Seus pais também eram ligados à indústria do entretenimento. Sua mãe era designer de roupas e chegou a trabalhar em filmes como “The Man Who Fell to Earth”, de David Bowie, e seu pai trabalhou como diretor artístico de álbuns de artistas como Neil Young e Joni Mitchell.

A família acabou se mudando para Hollywood, onde Hudson fez a escola primária, ganhou sua primeira guitarra e futuramente conheceu o baterista Steven Adler. Adotando o apelido de “Slash”, juntamente com Adler e um baixista bastante conhecido no underground de Seattle, hoje a lenda Duff McKagan, o trio formou o Road Crew, que não fez sucesso e veio a se separar rapidamente porém os três não perderam o contato e futuramente, esse seria o alicerce para pôr Adler e Slash no GN’R.

Antes mesmo do lançamento do álbum Appetite For Destruction, o Guns N’ Roses já havia construído uma forte imagem de abuso de drogas e álcool. Slash teve já inicialmente após a saída de Robert e Traci Guns, quando Duff indicou os ex companheiros de Road Crew para os cargos de baterista, antes de Robert, e guitarrista solo, antes de Traci, pois todo mundo sabia que o cara com cabelo gigante na frente dos olhos com uma cartola preta enorme que está sempre com um cigarro caindo da boca é o guitarrista solo. Adler mais pelo “feeling”, porém Slash, esse sim, uma cartada de sorte do GN’R. Logo no início da primeira tour, já conquistou os fãs e como hoje sabemos, tornou-se uma lenda do Rock ‘N’ Roll.

O Guns, internamente, não era brincadeira. Acidentes alcólicos com Duff e Slash eram freqüentes, assim como o ocorrido no famoso episódio do MTV American Music Awards no qual Slash e Duff foram receber bêbados o prêmio. Após este episódio as cerimônias passaram a ser gravadas, e não mais ao vivo. Em 90, antes de abrir um show pros Stones, Axl ameaçou deixar a banda caso alguns membros (citou especificamente Slash e Adler) não parassem de “dançar demais com o Mr. Brownstone”. (Mr. Brownstone é gíria para heroína). Em um ano Slash largou o vício porém Adler não, sendo chutado da banda e dando lugar ao Ex-The Cult Matt Sorum. Slash casou-se com a atriz e modelo Renee Sorum, casamento este que durou 5 anos. No ano em que se casou, 92, Slash gerou polêmica ao participar da campanha publicitária de uma Vodka chamada Black Death (morte negra). A apologia ao álcool não incomodava a Geffen Records (gravadora do Guns), porém, aquilo, era demais…

Em 1995, durante o período que o GN’R passou em branco no qual Duff também lançou um projeto solo, Slash deu início a Slash’s Snakepit, o projeto solo dos membros da banda que mais teve renome. Esse lançamento, o qual Slash disse que usou todo material que Axl não quis utilizar no GN’R e que não desperdiçaria, os rumores da saída de Slash do GN’R ganharam força. Este fato veio a se concretizar em outubro de 1996, com Slash deixando oficialmente o GN’R. Posteriormente viria a se reencontrar com os ex-companheiro de GN’R Matt Sorum e Duff McKagan para um projeto vivo até o hoje, desde 2002, o Velvet Revolver, este que gera muita polêmica devido ao fato do vocalista da banda, o Ex-Stone Temple Pilots Scott Weiland, ter “alfinetado” diversas vezes (e ter sido alfinetado) pelo até hoje frontman do GN’R, uma figura considerada até hoje quase que divina pelos fãs do Guns, W. Axl Rose.

Para os fãs do Guns, Slash era um símbolo da banda e sua saída gerou muitas críticas à Axl Rose. O talentoso Buckethead entrou em seu lugar e aos poucos foi conquistando os fãs, porém ele também deixou a banda em 2004, tendo até hoje sua saída lamentada por muitos fãs. Em 2006 Axl apresenta o novo guitarrista solo Bumblefoot, que apesar de ser um excecelente guitarrista, os fãs continuam a gritar pelo nome de Slash durante as apresentações do Guns N’ Roses. No início de 2006, Axl comenta sobre Slash quando perguntado pela revista Rolling Stone: “Eu não falo com Slash a 10 anos. Eu amo o cara, eu sempre tentei fazer com que as pessoas soubessem o quanto ele é bom, mas…”.

Rumores de que Slash estaria deixando o Velvet Revolver para retornar ao Guns se fortaleceram em 2006, porém foi desmentido por ele poucas semanas depois. Em 2007, Slash lançou junto com o Velvet, o novo álbum da banda, intitulado ’Libertad’.

Alguns equipamentos

Guitarras:

-Gibson Les Paul (Standards, Custom)
-Gibson Melody Maker
-Gibson SG
-Gibson EDS-1275 Doubleneck
-B.C.Rich Mockingbird
-Gibson Flying V
-Gibson Explorer
-Gibson Skylark Lap Steel
-Fender Telecaster
-Fender Stratocaster
-Fender 6-string Bass
-Travis Bean
-Guild Crossroads Double Neck
-Jackson (early days)

Guitarras acústicas:

-Guild
-Gibson J-100

Amplificadores:

-Two Marshall 2555SL Signature Heads w/ -EL34 Power Tubes (dirty sounds)
-Two Marshall 2555SL Signature Heads w/ -EL34 Power Tubes (clean sounds)
-Marshall 2555SL Signature Heads w/ EL34 Power Tubes (for talk box)
-Four straight-front Marshall 1960BV 4×12 cabinets loaded with 70 Watt Celestion “Vintage 30” speakers
-Marshall JCM 900

Cordas:

-Ernie Ball Slinky R.P.S gauge 0.11, 0.14, 0.18, 0.28, 0.38, 0.48

Pickups:

-Seymour Duncan Alnico II Pro

Efeitos:

-Dunlop DCR-1SR Cry Baby Rackmount Wah Wah
-Rocktron Hush II CX
-DBX 166 Compressor
-Yamaha SPX 900 Multieffect
-Boss DD-3 Delay
-MXR 10-band graphic EQ